SEDENTOS POR JESUS

Juventude com Proposito

Mande sua foto para robertomachadocurcio@hotmail.com

Converse com outros visitantes aqui

quinta-feira, 24 de junho de 2010

AS FRONTEIRAS DO CORPO, DA ALMA, E A EXPANSÃO DIVINA

Limitações nos cercam, nossos olhos enxergam um horizonte muito próximo, nosso corpo sujeito a limitações do tempo e circunstâncias, decisões a tomar quando não se sabe o que se decidir, sabedoria limitada para ver o que é certo, julgar com discernimento, assim é o homem natural, não consegue ver além do que seus olhos carnais, uma fé naquilo que é material não pode passar do que é natural.
O que é Natural para um homem carnal focalizado no que é material?
Natural, que não há nada alem dessa vida, nada a esperar, apenas buscar incansavelmente recursos para sua própria subsistência, procurando alimentar sua alma de tudo que é material, uma sede por poder e controle, uma sede de buscar auto-salvação baseadas em suas próprias leis morais, seus próprios julgamentos, o que busca, o busca apenas para essa vida e o conceito de ser bom e suficiente esta nas obras de suas mãos.
O homem levanta pela manhã, trabalha com dedicação, cria seus filhos, amam sua esposas alcançam respeito em seu meio, e por fim contemplam os projetos que concluíram e ainda assim parece sempre haver mais a conquistar, mais a pilhar, mais a fazer, a velhice se aproxima e a indagação do que se tornou, e o que se tornará aquilo que construiu e o que o espera a sua frente?
A fronteira de sua alma e corpo estão a sua frente, e a decisão de cruzá-la lhe assusta por não saber o que esta do outro lado, o que lhe espera, e principalmente pergunta a si mesmo se foi bom o suficiente, pois não consegue ver recompensa além da cova que o espera. Do que adiantou? Pensa: - De tudo fiz, de tudo provei, construí palácios, amei mulheres lindas, tive filhos maravilhosos, conquistei meu lugar de respeito e sou admirado, mas o que me resta? O que há de recompensa? Uma cova me espera, mas, não vejo nada alem dela, e o pior, a gloria do que construí vai ser mais duradoura do que a minha própria gloria, minha pilhagem vai ficar, meus filhos ficarão, meus palácios estarão de pé enquanto eu tombarei para a morte. Como minha criação pode ser mais forte que eu que a criei? Não há mais nada, as forças me deixaram, minha robustez foi embora e pior nem minha maior riqueza pode salvar-me e nem aquietar-me do que me espera, do que é apresentado a mim pelo tempo.


Aí estão irmãos as fronteiras de um homem natural, pois tudo o que sua alma buscava encontrou apenas para descobrir não foi o suficiente.
“Vaidade, vaidade tudo é vaidade”
Esta parece ser apenas mais uma historia, mas conhecemos um homem na bíblia que viveu nestes propósitos, e o triste é que sua carreira não começou assim, Salomão, sim o homem que recebeu a sabedoria de Deus perdeu-se em meio ao caminho e não mais o encontrou, Salomão começou bem seu reinado, seu pedido não eram riquezas, mas, sim sabedoria de Deus, que pedido maravilhoso, que vontade de servir, que vontade de seguir segundo os propósitos divinos, e Deus deu sabedoria, a própria sabedoria divina.
Ora sabemos que com sabedoria vêm grandes responsabilidades, pois o povo o procurava para julgar suas causas e confiava em seu rei a ponto de lhe entregarem a vida para julgamento, sua sabedoria foi tanta que justamente sua riqueza foi multiplicada, a herança de seu pai Davi era pequena perto do que ele conquistaria, mas a sabedoria mesmo quando grandiosa, assim como qualquer dom divino pode muitas vezes nos levar para um caminho escuro quando mal administrado.
Deus nos dá, mas nós é que decidimos como usá-lo, e Salomão a usou durante um tempo para o bem, a usou como deveria usar, mas sua sabedoria acabou inflando seu coração e orgulho a ponto de serem maior que ele, começou a ter muitas mulheres, concubinas, construir praças, palácios e esquecer-se do Deus vivo para adorar os deuses estranhos feitos por mãos de homens, homens que desconheciam e rejeitavam o Deus único e verdadeiro, sua dose de sabedoria não foi cuidada, seu talento não foi bem administrado.
E então Salomão afastou-se do Senhor e passou sua vida na busca incansável por riquezas e deleites, prazeres que o mundo lhe oferecia. No lugar da sabedoria o orgulho, no lugar da paz interior a inquietude e a insatisfação constante da alma, no lugar de Deus a sua própria vaidade. Buscou tudo que sua riqueza poderia alcançar e tudo o que era material alcançava.
Comprou amores, tudo que sua alma almejava encontrava a com fartura, apenas para descobrir em sua velhice que nada saciou sua sede e mais nada o aquecia, sua centelha de vida estava no fim e seu talento estava para ser cobrado, Salomão estava para ser pesado, medido e considerado insuficiente.
E o pior que Salomão não encontrou mais o caminho de volta mesmo sabendo como encontrá-lo, afinal escreveu todos os seus pensamentos para a posteridade como alguém que no fim da vida diz para um filho, faça o que digo e jamais faça o que fiz.
Quão grande a tristeza de um homem que recebeu tudo de Deus, esquecer a fonte de suas bênçãos, quão terrível a angústia que o cerca é descobrir que se perdeu do alvo e que olhar para Deus e ver a sua desaprovação, que dor de consciência saber que foi o que mais recebeu e que será o mais cobrado.
Uma cova o estava esperando, o Rei, o sábio, o construtor, o amante, agora Velho, derrotado, angustiado e sozinho, não havia mais nada a conquistar, nada a construir, nem mais uma mulher para amar, apenas esperava em seu sofrimento mais intimo que o dedo da morte o tocasse e por fim terminasse com todas as suas inquietações, pois farta estava sua alma de tudo que viu e ouviu no mundo, quão pobre é o homem que sente-se farto da vida, pois não conhece que o Deus único e verdadeiro expande suas fronteiras sempre, e sempre haverá um anseio por mais de sua presença, e o melhor é que essa busca por mais será sempre cheia de quietude e paz, jamais insatisfação. Pois haverá sempre mais a buscar e a receber com satisfação plena do que se recebe, o homem sobrenatural, um filho de Deus sempre irá buscar mais de seu Pai, sempre irá andar pelo caminho em direção ao céu, até que chegue à presença de Jesus, não fadigado pela caminhada, mas com tantas coisas a dizer e nessa hora ouvir as palavras de Jesus: - filho teremos toda a eternidade para conversar, agora me abraça, pois a saudade foi grande e a jornada foi longa e logo mais sentarás a mesa e falaremos das proezas que fizemos durante sua caminhada e todo conhecimento que anelaste e recebeste em parte o receberás agora plenamente e todas suas perguntas serão respondidas, por hora aproveite, pois hoje mais um filho de meu pai retornou a minha casa, estávamos a sua espera e uma grande festa foi preparada.
Aqui filho, você não conhecerá mais o choro, e nem o sofrimento e nem te fadigarás, pois tudo foi preparado tudo foi planejado na sua historia para que esse momento acontecesse, e você guardou minhas palavras e jamais se desviou do meu caminho, venha e entre na cidade, vislumbre a sua herança e o motivo por que fui ate a terra, e por que morri, morri para que você pudesse estar aqui hoje
comigo nesta vida em que a morte jamais alcançará, vida eterna.
Suas buscas terminaram, hoje nos encontramos e jamais nos separaremos.

Ah meu amigo com certeza quão gratificante e feliz será este momento.

Por: Roberto Machado Cúrcio

Nenhum comentário: