SEDENTOS POR JESUS

Juventude com Proposito

Mande sua foto para robertomachadocurcio@hotmail.com

Converse com outros visitantes aqui

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quem é Deus? O que Ele faz? Porque Ele nos criou?






Por: Levi Domingos Pelegrini

Sempre que se questiona algo a respeito do Criador, o ser humano quase que em geral tem um argumento, um pensamento, doutrina ou até mesmo críticas a fazer a respeito do mesmo.
É impressionante o número de pessoas que não se preocupam em conhecer a Deus, no entanto quando são questionadas a respeito dEle erguem a cabeça, estufam o peito e se dizem exímios conhecedores do Rei do Universo.
Porém a Bíblia nos ensina que há só um meio pelo qual os homens tornam-se conhecedores do Altíssimo, e por conseqüência livres de todo o pecado e maldição. A Bíblia diz em João 8.32 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
Qual verdade? Quem é essa verdade? Como alcançar essa verdade?
A verdade da qual a Bíblia se refere não trata de uma consciência humana, de uma lei natural ou de uma certeza a respeito de conhecimentos gerais.
Precisamos entender que Deus é A VERDADE enquanto todas as demais situações fazem parte de UMA verdade qualquer, sendo assim, quando João coloca que precisamos conhecer A VERDADE, em outras palavras ele está dizendo “conheçam a Deus e Ele vos libertará.”
Esse Ser Supremo que nos fez tem em sua existência atributos inigualáveis, são apenas dEle, ninguém há que possua atributos inerentes ao Ser Divino; hoje veremos o atributo Divino chamado UNIDADE:
Sua Unidade – Deus é único, este é um dos fundamentos que o Cristianismo herdou da religião judaica, a mensagem Divina desde os tempos primórdios é que há um só Deus , um só Ser para adorar, mesmo quando as civilizações antigas aderiam ao Politeísmo, Deus sempre encontrava uma forma de avisá-los que havia um Só Ser maior a nos comandar.
Exodo 20.3 “Não terás outros deuses além de Mim”
Deuteronomio 4.35 “A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus: nenhum outro há senão ele.”
I Samuel 2.2 “ Não há santo como é o Senhor, porque não outro fora de ti, e rocha nenhuma há como nosso Deus.”
Isaias 44.6-8 “ Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.”
A idéia do Novo Testamento de Pai, Filho e Espírito Santo jamais confunde a idéia do Antigo Testamento, apenas complementa o nosso entendimento de Deus, um Ser Único composto por três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.
Essa idéia da Trindade é nos apresentada em algumas passagens do Antigo Testamento que coloca a pessoa de Deus no plural em Deuteronômio 6.4 a expressão lida “nosso Deus” no original hebraico é ELOHIM, referindo-se ao plural.
Obs. Nas próximas postagens veremos os demais atributos Divinos. Que Deus abençoe a todos.
(Oséias 6:3) - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Pastor Levi Domingos Pelegrini
Bacharel em Teologia IBAD/SP e FLT/SC
Diretor da Escola Teológica - E.T.I.
Professor de Teologia
Vice-Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Itapoá-SC.
Escritor de livros para cursos teológicos: (Área de teologia Sistemática e Pentecostalismo)
ETESP – Escola Teológica do Sudoeste do Paraná – Pato Branco – PR.
E.T.I. - Escola Teológica Interdenominacional – Itapoá – SC.
FAEST – Formação Avançada em Estudos de Teologia – Mafra - S

Nenhum comentário: